• NoFinn
  • Posts
  • Próximo modelo da Anthropic pode estar chegando 🤖

Próximo modelo da Anthropic pode estar chegando 🤖

CEO do Google minimiza impacto do DeepSeek, UE nega pressãoa de Trump em sua decisão sobre IA & mais

E aí curioso, seja bem vindo novamente a NoFinn, a sua newsletter diária sobre IA.

E aqui está a sua dose de hoje 👇

🏃TLDR

🤖 A Anthropic está prestes a lançar seu próximo grande modelo de IA, descrito como um "híbrido" que alterna entre "raciocínio profundo" e respostas rápidas. O modelo terá um controle deslizante, permitindo que desenvolvedores escolham entre maior precisão ou menor custo computacional.

👀 Durante uma reunião com funcionários em Paris, o CEO da Google DeepMind, Demis Hassabis, minimizou o impacto da DeepSeek, afirmando que o Google possui modelos de IA mais eficientes e avançados. Ele sugeriu que a startup chinesa subestimou os custos reais de treinamento de seus modelos e pode ter usado mais hardware e dependido de tecnologias ocidentais do que divulgou publicamente.

🇪🇺 A União Europeia negou que sua decisão de abandonar a Diretiva de Responsabilidade da IA tenha sido motivada por pressões do governo Trump. A proposta, criada em 2022, pretendia facilitar processos judiciais contra empresas cujos produtos de IA causassem danos. Segundo Henna Virkkunen, chefe digital da UE, a decisão de descartar a regulamentação foi tomada para reduzir burocracia e impulsionar a competitividade no setor de IA.

🧠 Um relatório da NTT Data aponta que a inovação em inteligência artificial está avançando mais rápido do que as regulamentações e a governança das empresas. 80% dos executivos entrevistados expressaram preocupação com a falta de liderança e diretrizes claras para o uso da IA. Além disso, 89% temem riscos de segurança, enquanto apenas 24% das empresas possuem um forte framework de governança para IA.

Além disso, olha o que você verá hoje:

Bora lá?

🛠 Caixa de Ferramentas 🛠

Aqui estão as ferramentas que separei hoje para você:

  • Devv - Mecanismo de pesquisa com IA para devs.

  • Langtail - permite identificar respostas perigosas nos seus modelos, como conteúdo tóxico ou informações erradas antes de seu aplicativo ser lançado.

  • NoteThisDown - Ferramenta que transforma notas manuscritas em texto digital, integrando-se ao Notion.

  • CalendarFix - Ferramenta para agendar reuniões usando conversas do WhatsApp, que sincroniza com o Google Agenda.

  • Quillminds - Ia para auxiliar com estudo e aprendizado.

O próximo grande modelo de IA da Anthropic pode chegar dentro de semanas

A Anthropic está prestes a lançar seu próximo grande modelo de IA, descrito como um "híbrido" que alterna entre "raciocínio profundo" e respostas rápidas. O modelo terá um controle deslizante, permitindo que desenvolvedores escolham entre maior precisão ou menor custo computacional.

Relatórios indicam que esse novo modelo supera o o3-mini-high, da OpenAI, em algumas tarefas de programação e é especialmente eficiente na análise de grandes bases de código e benchmarks corporativos. O CEO da Anthropic, Dario Amodei, afirmou que a empresa busca diferenciar seus modelos ao integrar raciocínio profundo como um recurso essencial, sem separar essa funcionalidade de um modelo padrão.

O lançamento do novo modelo pode representar um avanço significativo na disputa entre Anthropic e OpenAI, oferecendo maior flexibilidade para empresas e desenvolvedores que buscam equilíbrio entre custo e desempenho.

Chefe de IA do Google diz aos funcionários que a empresa tem "todos os ingredientes" para manter a liderança da IA sobre o DeepSeek da China

Durante uma reunião com funcionários em Paris, o CEO da Google DeepMind, Demis Hassabis, minimizou o impacto da DeepSeek, afirmando que o Google possui modelos de IA mais eficientes e avançados. Ele sugeriu que a startup chinesa subestimou os custos reais de treinamento de seus modelos e pode ter usado mais hardware e dependido de tecnologias ocidentais do que divulgou publicamente.

No entanto, Hassabis reconheceu que a DeepSeek tem uma equipe de alto nível e deve ser levada a sério, principalmente devido a implicações geopolíticas e de segurança. Algumas agências dos EUA já baniram o uso da DeepSeek, citando preocupações de segurança nacional.

Além disso, os funcionários questionaram a recente mudança nos Princípios de IA do Google, que removeram restrições explícitas ao uso da tecnologia para armas e vigilância. O presidente de assuntos globais do Google, Kent Walker, afirmou que a decisão reflete uma abordagem mais "nuançada", alinhada com o avanço da tecnologia nos últimos anos.

Europa nega abandonar regras de responsabilidade de IA sob pressão de Trump

A União Europeia negou que sua decisão de abandonar a Diretiva de Responsabilidade da IA tenha sido motivada por pressões do governo Trump. A proposta, criada em 2022, pretendia facilitar processos judiciais contra empresas cujos produtos de IA causassem danos. Segundo Henna Virkkunen, chefe digital da UE, a decisão de descartar a regulamentação foi tomada para reduzir burocracia e impulsionar a competitividade no setor de IA.

A mudança ocorre logo após o vice-presidente dos EUA, JD Vance, discursar no Paris AI Action Summit, pedindo que a Europa abrace as oportunidades da IA em vez de focar em regulações rígidas. No dia seguinte ao discurso, a Comissão Europeia publicou seu plano de trabalho para 2025, confirmando a retirada da proposta e enfatizando um modelo mais "rápido e simplificado" para estimular o desenvolvimento regional de IA.

A decisão levanta preocupações entre defensores dos direitos dos consumidores, que argumentam que a falta de regulamentação pode deixar usuários vulneráveis a riscos da tecnologia.

Mais notícias ao redor do mercado de IAs

A inovação em IA corre o risco de ultrapassar a governança

Um relatório da NTT Data aponta que a inovação em inteligência artificial está avançando mais rápido do que as regulamentações e a governança das empresas. 80% dos executivos entrevistados expressaram preocupação com a falta de liderança e diretrizes claras para o uso da IA. Além disso, 89% temem riscos de segurança, enquanto apenas 24% das empresas possuem um forte framework de governança para IA.

O estudo também destaca que 67% dos líderes acreditam que seus funcionários não estão preparados para trabalhar com IA e que 75% dizem que os objetivos da empresa entram em conflito com metas de sustentabilidade ao implementar novas tecnologias. A NTT Data defende que empresas devem integrar segurança, conformidade e transparência desde o início no desenvolvimento de sistemas de IA para garantir um uso mais responsável e eficaz.

O relatório conclui que a adoção acelerada de IA sem responsabilidade pode ser um multiplicador de riscos e que as empresas precisam agir agora para evitar consequências negativas no futuro.

Conteúdos extras para você

Isso é tudo por hoje!

Me conta: o que você achou do conteúdo de hoje?

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

Não perca nada!

Para mais notícias sobre IA, fique atento na sua caixa de entrada todos os dias!

Caso tenha interesse, tenho outros conteúdos já publicados. Dê uma olhada.

Reply

or to participate.