- NoFinn
- Posts
- Sua jornada com IA começa aqui
Sua jornada com IA começa aqui
Descubra o que esta nova era tem para te proporcionar
E aí, sejam bem vindos.
Eu sou Finn Puklowski e esta é a primeira edição do meu conteúdo informativo sobre IAs.
Meu objetivo com este conteúdo é mostrar para você como o mundo está avançando em conjunto com as inovações relacionados à Inteligência Artificial, que vou chamar carinhosamente de IA por aqui.
Como estou em contato com pessoas que estão diariamente desenvolvendo, estudando e buscando novas soluções para diversos problemas resolvi criar este informativo diário para te trazer as principais novidades, tendências e ferramentas que estão surgindo neste mercado.
E pra começar, dá uma olhada que vamos ter hoje:
Como a sua empresa está reagindo à Era das IAs?
OpenAI cria modelo para encontrar os próprios erros
Meta muda a forma como vai rotular conteúdos gerados por IA
Whatsapp planeja implementar novo recurso de IA usando Llama3-400B
Algumas ferramentas que poderão ajudar você e seu negócio
Sua empresa está reagindo à Era das IAs ou está ficando para trás?
Esta é uma pergunta que precisa ser feita, com certeza! Sabe o por quê?
Se a sua empresa não está usando IA para gerar renda, você vai gerar renda para outra empresa para obter o conhecimento necessário… Isso porque consultores e desenvolvedores de soluções estão aproveitando muito este “boom” e a necessidade gigante que surgiu sobre a aplicação das Inteligências Artificiais nos negócios. Olha isso:
A IBM ganhou mais de US$ 1 bilhão em projetos de consultoria relacionados à IA.
A Accenture arrecadou US$ 300 milhões em vendas de IA no ano passado.
Talvez o mais gritante, cerca de 40% do faturamento total da McKinsey este ano virá de seus serviços de IA.
E você irá ver isso acontecendo com mais frequência com o passar do tempo. Empresas que souberam aproveitar o hype inicial dessa nova era, se tornarão líderes deste mercado que vem se formando.
Para entender melhor em que lugar a sua empresa se encontra, temos um conteúdo que vai te ajudar a esclarecer muita coisa. Allie Miller, desenvolveu uma forma de benchmark para determinar se você e a sua empresa estão atrás ou à frente na adoção de IAs no seu negócio. Confira clicando neste link aqui
Use sua IA para encontrar os próprios erros dela
É isso mesmo, a OpenAI (criadora do famoso Chat GPT, caso você não saiba) desenvolveu um modelo, chamado de CriticGPT para detectar os erros do GPT-4.
Porém temos um detalhe importante aqui: o CriticGPT é alimentado pelo próprio GPT-4. Será que isso pode dar certo?
Segundo a OpenAi, o CriticGPT foi treinado para funcionar como um super detector de mentiras. Para isso, pesquisadores (humanos) alimentaram este modelo com informações falsas e, em seguida, mostraram a ele como responder essas informações com críticas detalhadas.
Neste primeiro momento o CriticGPT está sendo utilizado apenas para avaliar as respostas do GPT-4 relacionadas à codificação. Isso porque as respostas são curtas e diretas, enquanto perguntas mais complexas e abertas, poderiam gerar respostas subjetivas, onde a análise crítica poderia ser mais difícil de ser feita, ocasionando possíveis bugs.
Mas por que usar um modelo ao invés de um humano? Bom, por um motivo simples: velocidade de desenvolvimento dos LLMs. Quanto mais sofisticados eles se tornam, mais difícil se torna para humanos testarem. Um LLM gera várias respostas para uma mesma pergunta, com isso o testador precisa escolher qual resposta é mais relevante e precisa.
E quais resultados estes testes trouxeram?
O CriticGPT consegui detectar 85% dos bugs de codificação, enquanto os humanos treinados encontraram apenas 25% destes bugs.
Porém, ao fim destes testes, a melhor opção foi uma junção de humanos com o CirticGPT, trazendo um desempenho 60% melhor do que quando os humanos trabalharam sozinhos.
Mas a OpenAI não é a única a trabalhar nesse tipo de teste. Pesquisadores da Universidade de Oxford estão desenvolvendo um algorítmo que, segundo eles, pode detectar as chamadas “alucinações de IA” em até 79% das vezes.
Este resultado é cerca de 10% melhor do que os melhores métodos que possuímos nos dias de hoje, mas em contrapartida, utiliza 10 vezes mais energia do que as abordagens atuais. Ainda temos muito trabalho a ser feito, mas o progresso já é notável.
O “Made with AI” se torna agora “AI Info”
Conforme a nova atualização do Meta para reconhecimento de conteúdos gerados por IA. Os rótulos utilizados pela empresa, dona do Facebook, Instagram e Whatsapp, irão mudar. O que antes era “Made with AI” (Feito com IA) vai se tornar “AI Info” (Informação de IA).
A mudança se dá devido ao rótulo antigo não estar alinhado com o que as expectativas das pessoas e também não forneciam contexto suficiente, segundo o que a Meta informou.
Apesar de ser uma atualização tecnicamente “simples” para os usuários, isso poderá permitir com que as pessoas entendam e saibam diferenciar os conteúdos gerados por IA nas redes sociais.
Whatsapp + Llama3
Junto com as notícias da nova atualização do Whatsapp para dispositivos Android (numerada como 2.24.14.7) chegaram algumas informações relacionadas a um novo recurso do app que permite o usuário escolher qual modelo do Meta Llama será utilizado.
Na captura de tela acima, é possível notar que existem duas opções para o usuário escolher, sendo elas o Llama 3-70B como a versão padrão e o Llama 3-405B, que é o modelo mais recente, este que será disponibilizado como uma prévia.
Lembrando que este recurso ainda está em desenvolvimento e estas aplicações, possivelmente serão aplicadas em futuras atualizações. Caso queira saber mais sobre este assunto é só clicar aqui
Algumas ferramentas para você testar
Separei algumas ferramentas de IA para que você possa testar e tornar a sua rotina mais produtiva. Confira abaixo:
Guidde é uma extensão de browser que uisa IA Generativa com foco na criação de documentações de processos para a sua equipe
Pinokio é um navegador que permite instalar e executar todos os melhores modelos de IAs de código aberto diretamente no seu computador com somente 1 clique.
Enso é um hub composto por Bots de IA que são treinados para serviços específicos como: Ranqueamento no Google, Recrutador, etc
Isso é tudo por hoje, pessoal!
Para mais notícias sobre IA fique atento aos próximos conteúdos e em meu site também!
Reply