• NoFinn
  • Posts
  • Dados do X sendo usados para treinar IA

Dados do X sendo usados para treinar IA

IA nas Olimpíadas, Raspagem de dados, Adiamento, Gemini1.5 Flash e mais!

E aí, seja bem vindo, novamente!

Na semana passada tivemos vários lançamentos e atualizações dos modelos das Big Tech. Nesta semana já começamos com algumas novidades da Alphabet (dona do Google), além de algumas notícias sobre a Apple, Anthropic e Elon Musk

Não podemos deixar de lado as Olimpíadas de Paris e a utilização de IAs durante o maior evento esportivo do mundo.

E pra começar a semana, dá uma olhada no conteúdo que teremos:

  • X (antigo Twitter) coletando dados para treinamento do Grok

  • Anthropic fazendo “raspagem de dados”

  • Apple: adiamento da sua IA + adoção de proteção estabelecida pelo governo dos EUA

  • Gemini 1.5 Flash

  • Mais novidades ao redor do mercado

  • Uso de IAs nas Olimpíadas

  • Será que o SearchGPT vai dar certo?

  • Programação orientada a bate-papos

  • Conteúdos Extras

  • Sugestão de Ferramentas

Bora lá?

X usando postagens dos usuários para treinar o Grok

Elon Musk recentemente, anunciou que o Grok será a IA mais poderosa do mundo até dezembro. E que, para isso, ele vai criar o maior e mais eficaz cluster de treinamento do mundo.

Curiosamente, o X (antigo Twitter) lançou recentemente uma atualização de compartilhamento de dados, que já vem habilitada por padrão da rede social. E adivinha, esta opção utiliza os dados do usuário (sem consentimento) para treinar o Grok.

Este recurso está oculto nas configurações de privacidade da plataforma e só pode ser desativado no aplicativo web.

Anthropic é acusada de fazer “raspagem de dados”

Alguns sites estão acusando a Anthropic de violar protocolos de não rastreio políticas de uso de dados, e com isso ter utilizado o seu crawler, Claudebot, para realizar raspagem de dados.

Um dos proprietários informou que recebeu em seu site, cerca de 3,5 milhões de visitas em apenas 4 horas. E segundo estas empresas, esta prática é extremamente problemática, pois além de utilizar os seus conteúdos para treinamento de IAs sem permissão, este pico de acessos compromete o funcionamento dos sites, tornando a estrutura muito mais cara de ser mantida.

🤔Finn’s Take: A Anthropic está falhando em gerar receita e está queimando níveis impressionantes de dinheiro. É difícil ver como eles podem competir com o Google, que tem a internet mapeada por bots 24/7, ou com a Apple, que possui informações de usuários em tempo real para treinar agentes de IA diretamente dentro dos dispositivos dos consumidores mais ricos do mundo.

Eu adoro o trabalho da Anthropic, mas essa batalha parece muito desigual.

Apple adia sua IA para outubro e decide adotar a proteção voluntária para IA estabelecida pelo governo dos EUA

A Apple anunciou seus novos recursos de IA para o iPhone no mês passado, mas parece que eles não chegarão com o seu novo lançamento, em setembro. A previsão é que a atualização chegue somente em outubro.

Em paralelo ao seu lançamento, parece que a Apple, depois de 12 meses, finalmente decidiu assinar o compromisso com o governo dos EUA para desenvolver de forma segura e responsável seus recursos de IA.

🤔Finn’s Take: Os dias de lançar um novo sistema operacional com seus recursos prontos já se foram… Agora, as empresas correm para vender os recursos que lançarão a seguir. Alguns exemplos do que estou falando: Tesla com o táxi robô, Apple com IA, GPT-4 com sua interface de áudio.

Gemini 1.5 Flash: Alphabet não quer ficar de fora e desenvolveu seu novo modelo mais leve

Seguindo os passos dos seus concorrentes, e também o que deve ser um caminho natural do mercado. A Alphabet (dona do Google) anunciou o seu novo modeo, o Gemini 1.5 Flash.

A ideia é tornar o modelo mais leve, reduzir os seus custos de gerenciamento, e aumentar o seu desempenho.

🤔Finn’s Take: Ainda não está claro como alguns LLMs (Modelos de Linguagem de Grande Escala) serão monetizados. E diante da pressão dos mercados financeiros, os provedores estão começando a focar em modelos com menor OPEX (Despesas Operacionais). Isso é ótimo para os consumidores e empresas, tornando o acesso a soluções impulsionadas por IA mais barato de criar e operar.

Mais notícias ao redor do mercado de IAs

Como as IAs estão sendo utilizadas nos Jogos Olímpicos de Paris

Um dos grandes destaques das Olimpíadas de Paris 2024 é o uso de IA. Para este ano a comissão organizadora decidiu realizar o uso planejado de Inteligência Artificial ao longo do maior evento esportivo do mundo.

Os principais usos estão relacionados às transmissões, ao monitoramento e segurança dos atletas e espectadores, mas existem outras aplicações muito interessantes que estão sendo utilizadas, como por exemplo:

  • Análise avançada de desempenho dos atletas

  • Suporte ao atleta e julgamento do competições

  • Rastreamento e identificação de novos talentos

  • Engajamento personalizado com o público

Este é um passo significativo da utilização de IAs na sociedade. Cada vez mais veremos estes avanços sendo utilizados para impactar positivamente as nossas vidas.

Com a visibilidade, disponibilidade de recursos que estes eventos internacionais trazem, estas novas tecnologias podem ser testadas de forma mais acelerada e trazer benefícios cada vez mais rapidamente.

O SearchGPT vai dar certo?

Com o anúncio do SearchGPT, todos os olhos se voltaram para a OpenAI e a pergunta que não quer calar é: Será que o SearchGPT pode ser um rival à altura do Google?

Isso é algo que só saberemos quando o recurso estiver disponível, mas alguns dos desafios que Google e Perplexity enfrentaram, a OpenAI também enfrenta, principalmente no quesito imprecisão de informações.

Porém, quando se trata de licenciamento, parece que as várias parcerias que foram feitas, mostram que a OpenAI está buscando uma vantagem quanto a direitos autorais, sendo possível recorrer à algumas fontes em tempo real.

Uma coisa é fato, a maneira como encontramos informações online está prestes a mudar completamente com a chegada das IAs.

🤔Finn’s Take: Depois de vencer a guerra dos PCs, e então a guerra dos navegadores durante os anos 2000 (quem aqui se lembra do Internet Explorer?), a Microsoft perdeu espaço no mercado de Mobile OS para o Android e o Google, e eventualmente o mercado de buscas, como consequência da parceria Google-Apple, não sendo mais o navegador preferido nos computadores. Um negócio que vale dezenas de bilhões de dólares em receita por ano.

Pode o investimento indireto da Microsoft na OpenAI abrir um caminho para recuperar a participação no mercado de buscas? 

Como será a busca e como será a monetização da busca no mundo da IA?

Conteúdos extras para você

Algumas ferramentas para você testar

Separei algumas ferramentas de IA para que você possa testar e tornar a sua rotina mais produtiva. Confira abaixo:

  • Deaddit - Uma versão do Reddit onde todos os pôsteres são LLMs conversando entre si.

  • Klee Desktop - Processamento de IA no dispositivo com coleta de dados zero.

  • Kotae - Chatbot inteligente para pequenas empresas.

  • Articula - Intérprete de IA que fala qualquer idioma.

  • QuizRise - Crie perguntas sem esforço para questionários, testes e exames online usando IA.

  • OpenLIT - Analise o desempenho e os custos de LLM e GPU para obter o máximo de eficiência e escalabilidade.

  • Statsig - Auxilia o gerenciamento e a experimentação de recursos da OpenAI, Character.ai e Anthropic

  • Folderr - Crie assistentes e automações de IA personalizados usando seus próprios dados e integrações.

  • Skipit - Resume vídeos do YouTube com até 12 horas de duração. Faça perguntas e obtenha respostas sobre os vídeos resumidos

  • WriteHuman - Transforma texto gerado por IA em escrita semelhante à humana.

Isso é tudo por hoje, pessoal!

Me conta: o que você achou do conteúdo de hoje?

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

Não perca nada!

Para mais notícias sobre IA, fique atento aos próximos conteúdos!

Caso tenha interesse, possuo alguns conteúdos já publicados em meu site. Dê uma olhada:

Confira mais conteúdos!

Reply

or to participate.