- NoFinn
- Posts
- OpenAI encerra operação de influência do Irã nas eleições dos EUA
OpenAI encerra operação de influência do Irã nas eleições dos EUA
Nvidia também é processada por Youtubers, IA modificando o próprio código fonte e mais
E aí curioso, seja bem vindo, novamente!
A OpenAI está ativa na forma como o ChatGPT pode ser usado para tentativas de interferência eleitoral em larga escala. Nos últimos dias uma operação iraniana teve suas contas banidas, por exemplo. Isso mostra como o monitoramento das empresas de IA com relação à campanhas de desinformação está cada vez mais forte.
Outra Big Tech entra na lista de processos de Youtubers por uso indevido de transcrições para treinamento de IAs.
E para iniciarmos a semana, estes são os conteúdos de hoje:
Bora lá?
O que aconteceu na semana passada
Segunda-Feira: Vale do Silício x Mundo: A competição das Big Techs de IA, Grok recebe mais uma queixa sobre LGPD, IAs contra o câncer & mais.
Terça-Feira: Perplexity, um nome muito ouvido ultimamente… Novidades sobre a gigante das buscas com IA, novo Engenheiro de Software IA, crescimento de receitas IA cientista & mais.
Quarta-Feira: Made By Google 2024: o que foi apresentado, Grok-2, SingularityNET e AGI, novo navegador do Opera com foco em IA & mais
Quinta-Feira: 'X' vai parar de usar dados da UE, Novidade na API do Claude, LLMs criando sua própria visão de mundo, Grok-2 dando o que falar & mais
Sexta-Feira: Robô da Apple, Novidades no AI Overviews, Imagen 3 no ar e Ex-CEO do Google apostando na Nvidia & mais.
OpenAI identifica operação do Irã em tentar influenciar as eleições dos EUA
Recentemente, a OpenAI identificou e baniu várias contas do ChatGPT que estavam relacionadas a uma operação de influência iraniana, denominada Storm-2035. As contas vinculadas a esta operação desenvolveram conteúdos longos e comentários que foram compartilhados nas redes sociais.
Esta operação tinha como objetivo disseminar conteúdos polêmicos como a guerra Israel-Hamas, as eleições dos Estados Unidos, questões políticas na Venezuela e até mesmo o direito das comunidades latinas nos EUA. A campanha não teve um impacto tão grande, mas sua existência traz preocupações sobre como a IA pode ser usada para divulgação de desinformação política.
Além do banimento das contas, a OpenAI colaborou com outras plataformas de tecnologia para monitorar e interromper outras possíveis operações semelhantes à Storm-2035.
Isso mostra que as empresas de IA estão atentas aos conteúdos gerados em seus modelos, principalmente para aqueles que podem geral qualquer tipo de desinformação e influência política em massa, e que não estão medindo esforços para acabar com estas operações.
Nvidia é acusada de raspagem de dados por Youtuber, assim como a OpenAI
As Big Techs, Nvidia e OpenAI estão sendo acusadas de ‘raspagem de dados’ de vídeos de criadores do YouTube e até mesmo da Netflix para treinamento de seus modelos de IA.
O youtuber David Millette iniciou um processo judicial contra as empresas, alegando que seus conteúdos e de outros criadores estão sendo utilizados sem permissão para o treinamento de inteligências artificiais da Nvidia e OpenAI.
As ações buscam uma liminar contra o uso não autorizado, restituição e outros danos. Nenhuma das ações alega violação de direitos autorais, mas sim “enriquecimento ilícito” e práticas comerciais injustas.
Esta situação deixa claro que os passos das empresas de IA estão sendo monitoradas de perto, principalmente por criadores de conteúdos, sejam eles independentes, como no caso dos youtubers, e também em relação à empresas de jornalismo e noticiários. E esta é uma discussão que vai se estender por um bom tempo até que as legislações para o setor estejam bem estruturadas.
IA ajustou o seu próprio código para continuar trabalhando
O sistema de IA chamado “The AI Scientist”, desenvolvido pela Sakana AI, supreendeu os seus criadores ao modificar o seu próprio código para aumentar o seu tempo de execução. Em vez de executar a tarefa mais rapidamente, o modelo optou por modificar seu código e ‘ganhar mais tempo’ para finalizar o experimento. |
AMD quer se aproximar da Nvidia na corrida pelos chips de IA
A ‘Advanced Micro Devices’ ou simplesmente AMD, como é amplamente conhecida, anunciou uma grande aquisição: a compra da ZT Systems, que fornece infraestrutura para IA, nuvem e computação de uso geral, por US$ 4,9 bilhões. Este acordo é parte da estratégia da AMD de expandir seu portfólio de chips e hardware de inteligência artificial para brigar com a Nvidia pelo topo deste mercado. |
Mais notícias ao redor do mercado de IAs
Surgiram alguns rumores sobre o iPhone 16 e sua features.
OpenAI fecha a lista de espera do SearchGPT.
As polêmicas sobre o projeto de lei de IA SB-1047 na Califórnia.
Resistência dos pais coreanos com o uso de IA nas escolas.
Projeto global de Sam Altman está sofrendo com os órgãos regulamentadores.
Linux Foundation apoia a iniciativa de LLMs de código aberto.
Fabricantes de chips Rebellions e Sapeon concordam em se fundir.
O “darkside” da IA Generativa já está entre nós
A IA Generativa vem demonstrando grande potencial com os últimos avanços do mercado, mas também mostrando que nós precisamos estar alertas com ela. Podemos comparar este momento com a ‘corrida do ouro’ para o oeste dos EUA na metade do século XIX. Um momento cheio de promessas e perigos, pois enquanto as inovações parecem surgir de forma exponencial, os riscos também crescem na mesma velocidade.
E algumas preocupações que pareciam estar distantes, hoje já estão batendo à nossa porta como por exemplo:
Modelos lançados sem quaisquer restrições, permitindo a criação de conteúdos prejudiciais, mostrando como a falta de supervisão pode tornar as coisas bem caóticas.
Uso indevido de IAs generativas para a disseminação de desinformação em massa e influenciar a opinião das pessoas sobre temas polêmicos, deixando claro que toda e qualquer tecnologia, mesmo que benigna, pode se transformar em uma arma poderosa.
Grandes empresas utilizando os dados e conteúdos autorais de criadores da internet para acelerar o treinamento de seus sistemas, sem permissões. Isso mostra como as regulamentações precisam estar muito bem adaptadas para a nova realidade, trazendo equilíbrio entre inovação e proteção de dados.
Dificuldades cada vez maiores na distinção do que é real e o que é feito por IAs, tornando muito mais fácil a criação de informações falsas.
A IA Generativa vem evoluindo a passos largos, mas como diria Tio Ben: “Com grandes poderes vem grandes responsabilidades.” E este é o momento de olharmos com atenção para as regulamentações e limites que precisamos impor para as IAs, para que a inovação não ultrapasse a segurança e a ética da informação.
Humano ou IA, como comprovar?
Com o avanço das tecnologias de Inteligência Artificial está cada vez mais difícil distinguir com quem estamos interagindo online, se são humanos reais ou agentes de IA…
Tendo esta preocupação em mente, alguns pesquisadores do MIT em conjunto com pesquisadores da OpenAI, Microsoft e outras instituições, propuseram a criação de “credenciais de personalidade”, que seria uma forma de verificação para comprovar que você é um humano na internet, garantindo interações mais seguras.
Estas credenciais permitem que você prove ser um humano, sem revelar informações pessoais e usariam criptografia para garantir a segurança, porém elas exigem componentes offline, como a comprovação física de identidade. O objetivo dos pesquisadores é criar uma forma robusta e confiável de garantir a humanidade de um usuário online.
Uma da principais preocupações que surgiram com este método é a centralização deste poder em um único emissor. Portanto, a ideia é que exista um protocolo aberto que garanta a equidade e a preservação da privacidade e que hajam vários emissores, para garantir essa aplicação com segurança.
Conteúdos extras para você
A evolução da compressão LLM extrema: do QuIP ao AQLM com PV-Tuning | Artigo completo aqui.
Análise detalhada: Modo de Voz Avançado do ChatGPT | Artigo completo aqui.
Visão computacional: como pode ajudar o setor de manufatura | Artigo completo aqui.
O que IA e Machine Learning podem trazer para o Supply Chain | Artigo completo aqui.
Podcast de IA recebe investimento de £ 50.000 | Artigo completo aqui.
Olfato nos computadores? | Artigo completo aqui.
Patente da Raytheon destaca casos de uso e riscos da IA na defesa | Artigo completo aqui.
Startups demoram mais para fechar rodadas | Artigo completo aqui.
Algumas ferramentas para você testar
Separei algumas ferramentas de IA para que você possa testar e tornar a sua rotina mais produtiva. Confira abaixo:
Fyli - Automatize seu marketing com agentes de IA.
Grug Notes - Uma ferramenta simples de auto-organização para texto.
Decisional - Analista financeiro de IA para ajudar os investidores a se concentrarem no que importa.
My Own Document Vault - Uma plataforma de gerenciamento com inteligência artificial que permite organizar e fazer perguntas facilmente sobre seus documentos.
Flowkitten - Ajuda você a validar ideias de negócios a partir do ponto de vista de um consultor profissional ou amigo brutalmente honesto.
Tome - Fornece análise instantânea de contratos, assistência de negociação e consultoria especializada em advogados para empresas e startups.
Isso é tudo por hoje, pessoal!
Me conta: o que você achou do conteúdo de hoje? |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
Não perca nada!
Para mais notícias sobre IA, fique atento aos próximos conteúdos!
Caso tenha interesse, possuo alguns conteúdos já publicados em meu site. Dê uma olhada:
Reply