• NoFinn
  • Posts
  • Microsoft promete corrigir as alucinações de IA 👀

Microsoft promete corrigir as alucinações de IA 👀

Aliança entre Emirados Árabes e EUA, Gemini para empresas & mais

E aí curioso, seja bem vindo novamente!

Antes de começarmos, me conta: você acha que a IA poderá se tornar uma ameaça futura para os humanos? Deixe a sua opinião abaixo.

Você acha que a IA poderá se tornar uma ameaça futura para os humanos?

Deixe a sua opinião abaixo:

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

O futuro que estamos criando ainda é incerto, e há muito a ser explorado nessa tecnologia. Parcerias internacionais, novas ferramentas buscando maior segurança nos modelos de IA, regulamentações sendo criadas especialmente para este setor, investimentos bilionários em infraestrutura, e preocupações climáticas...

As atenções estão todas voltadas para as inovações e perigos da inteligência artificial, e precisamos entendê-la melhor, suas aplicações e limitações, para que possamos usá-la da melhor maneira possível e construir um futuro do qual possamos nos beneficiar ainda mais.

Estes são alguns dos temas que preparei para você hoje. Vem conferir!

Ah, e caso você prefira escutar os conteúdos do NoFinn. É simples:

🌐 Se você está na versão web ou no aplicativo basta dar clicar no player no topo da página, logo abaixo do título da postagem.

📧 Caso você esteja no e-mail é só clicar aqui, ou no banner no topo do e-mail e você será direcionado para a postagem na web, após isso é só dar play no topo da página.

🎧 E pra você que já está escutando o conteúdo, maravilha! Bora lá para o resumo de hoje.

🏃TLDR

Nova ferramenta da Microsoft promete corrigir alucinações de IA. A "Correction" é a nova aposta da Big Tech para resolver os problemas de alucinações nos principais modelos de IA. Ela sinaliza quando o texto pode estar errado, enquanto faz uma verificação com base em referências confiáveis, corrigindo ao final. Apesar da evolução, alguns especialistas alertam que as alucinações fazem parte do funcionamento das IAs, e não será possível eliminá-las completamente.

🤝 Parceria estratégica entre Emirados Árabes e EUA. O país árabe busca fortalecer suas capacidades em IA com a colaboração dos EUA. No entanto, enfrenta desafios devido aos controles de exportação de chips de IA impostos pelo governo americano.

 Google incorpora Gemini AI ao Workspace. O Gemini trará um chatbot avançado e será protegido por padrões rigorosos de segurança e privacidade, sem usar dados dos usuários para treinar seus modelos. Além disso, a ferramenta "Security Advisor" oferecerá insights de segurança para administradores de TI.

🤔 Yuval Noah Harari explora o impacto da IA na sociedade. Harari argumenta que a humanidade ainda pode moldar o futuro da IA, mas isso exige sabedoria, controle ético, e uma compreensão profunda da história da informação. Ele alerta que, sem mecanismos de autocorreção, a IA pode ser um erro terminal para a humanidade, mas, se usada com responsabilidade, pode inaugurar uma nova era tecnológica.

Além disso, olha o que você verá hoje:

Bora lá?

🛠 Caixa de Ferramentas 🛠

Atendendo a alguns pedidos, resolvi mudar um pouco a estrutura do conteúdo, trazendo as novidades em ferramentas pro início do post, assim fica mais fácil para você sair testando tudo o que achar interessante!

Dá uma olhada no que eu achei hoje:

  • SmartClerk - Extraia e categorize dados com ferramenta alimentada por IA.

  • StoryPitch - Reinvente seu argumento de venda e conteúdo com narrativas criadas por IA e revisadas por especialistas.

  • Uizard - Transforma prompts de texto ou esboços desenhados à mão em protótipos editáveis para criar UI de apps e sites.

  • BuyScout - Uma extensão do Chrome que ajuda você a fazer compras on-line, respondendo às suas perguntas sobre produtos e rastreando os preços dos itens que deseja comprar.

  • Nodeland - Transforme suas anotações em mapas mentais interativos com IA.

Nova ferramenta da Microsoft pode corrigir alucinações de IA, mas os especialistas alertam…

A Microsoft lançou o “Correction”, uma ferramenta focada na identificação e correção automática de alucinações de IA. Integrada à API de segurança de conteúdo da Azure AI, a ferramenta pode ser utilizada com qualquer modelo de IA que gere textos, como o ChatGPT e o Llama.

Inicialmente, o Correction sinaliza que o texto pode estar incorreto e, em seguida, faz uma verificação de fatos, comparando-o com fontes confiáveis.

Embora a ferramenta seja útil para melhorar a precisão das respostas, alguns especialistas afirmam que as alucinações não podem ser totalmente eliminadas, pois fazem parte da forma como os modelos de IA operam.

Mike Cook, pesquisador da Queen Mary University, reforça:

"O que a Microsoft está fazendo agora é repetir o erro em um nível mais alto. Digamos que isso nos leve de 90% de segurança para 99% de segurança — o problema nunca esteve nesses 9%. Sempre estará no 1% de erros que ainda não estamos detectando."

Cook também criticou a estratégia comercial da Microsoft, que oferece a ferramenta gratuitamente, mas apenas para até 5.000 registros de texto por mês. Após isso, o custo é de US$ 0,38 para cada 1.000 registros adicionais.

Essa estratégia mostra que a Microsoft busca convencer clientes e investidores de que suas soluções de IA valem o investimento. A Big Tech está sob pressão, assim como outras empresas que investem em IA, e somente no segundo trimestre, a Microsoft gastou cerca de US$ 19 bilhões em infraestrutura e despesas relacionadas à IA, mas ainda sem retorno significativo.

Parceria entre EUA e Emirados Árabes visa troca de conhecimento sobre IA

Os Emirados Árabes estão buscando firmar uma parceria estratégica com os Estados Unidos para fortalecer suas capacidades e conhecimentos sobre IA, a fim de diversificar sua economia. Durante uma reunião entre os líderes dos dois países, foram discutidas áreas-chave de colaboração, como parcerias de pesquisa, troca de conhecimento e governança ética sobre IA.

Entretanto, o país árabe enfrenta dificuldades devido aos controles de exportação de tecnologias avançadas, como os chips de IA, impostos pelos Estados Unidos.

O Gemini AI do Google chegando ao mundo corporativo

O Google está integrando sua IA Gemini ao Google Workspace, tornando-a uma parte essencial da suíte de produtividade. A partir do quarto trimestre de 2024, o Gemini estará disponível nos planos Business, Enterprise e Frontline, sem necessidade de complemento separado.

A IA não utilizará dados ou respostas de usuários para treinar seus modelos e terá certificações de segurança como SOC 1/2/3 e ISO 27701. Além disso, o Google lançará o "Security Advisor", que oferecerá insights de segurança diretamente para administradores de TI, ajudando a combater ameaças como malware e phishing.

Mais notícias ao redor do mercado de IAs

O futuro preocupante que a IA pode nos trazer, do ponto de vista de um historiador

O historiador e autor de livros como Sapiens e Homo Deus, Yuval Noah Harari, traz uma abordagem em tom de alerta em seu novo livro ‘Nexus’ sobre as redes de informação ao longo dos últimos 100 mil anos e como a IA pode ser tanto o início de um novo capítulo na evolução humana quanto um erro terminal.

Isso é reforçado pela opinião de alguns cientistas influentes do setor, que mencionam que, devido à alta velocidade de evolução da IA, em alguns anos os humanos podem perder o controle dessas ferramentas, levando a resultados realmente perigosos para a humanidade, caso não haja uma organização internacional para monitorar o uso e os riscos dessa tecnologia.

Harari analisa dois pontos essenciais para as redes de informação em larga escala: a mitologia e a burocracia. Com isso, o autor também relaciona a revolução de informação que a IA traz atualmente com outros acontecimentos históricos e afirma que precisamos olhar para o passado para entender melhor como ela funciona.

Em paralelo a isso, a humanidade está criando uma nova rede de informação, mas sem parar para pensar nas suas consequências. Isso porque muitas das limitações humanas não se aplicam aos chips de IA, como, por exemplo, agentes que trabalham 24/7 sem se cansar, cérebros que nunca esquecem nada, entre outros casos que vemos diariamente neste mercado. Mas a questão que fica é: como tudo isso vai influenciar a sociedade, a economia e a política?

O autor também questiona até quando nós, humanos, teremos controle sobre essa rede de informação, pois hoje estamos em busca de otimizar processos e, com isso, delegamos parte dessas obrigações de pensar para as IAs, o que pode nos colocar seriamente em risco.

Além disso, Harari também reforça a necessidade de construirmos instituições robustas, com sólidos mecanismos de autocorreção, assim como aconteceu com a evolução natural de tudo o que conhecemos hoje, por meio de um longo e intrincado processo de tentativa e erro.

Conteúdos extras para você

Isso é tudo por hoje, pessoal!

Me conta: o que você achou do conteúdo de hoje?

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

Não perca nada!

Para mais notícias sobre IA, fique atento aos próximos conteúdos!

Caso tenha interesse, possuo alguns conteúdos já publicados em meu site. Dê uma olhada:

Confira mais conteúdos!

Reply

or to participate.