• NoFinn
  • Posts
  • O que esperar do DevDay 2024?

O que esperar do DevDay 2024?

Governo dos EUA vs Grok, processos contra OpenAI e mais

E aí, seja bem vindo, novamente!

OpenAI traz algumas novidades sobre o próximo DevDay, mas ainda não são as novidades que queremos ouvir…

O chatbot do X vem trazendo alguns problemas relacionados a fakenews e o governo dos EUA está de olho nisso.

Super Terça” chegou com tudo. Dá uma olhada no que preparei pra você hoje:

  • DevDay: expectativas, mas sem o GPT-5

  • Secretários dos EUA vs Grok (chatbot do X)

  • OpenAI está sofrendo as consequências da raspagem de transcrições de criadores do Youtube

  • Novidades ao redor do mercado

  • As principais considerações éticas sobre IA

  • Implantação de IA do Alibaba e seu crescimento tecnológico

  • Conteúdos Extras

  • Sugestão de Ferramentas

Bora lá?

OpenAI pisa no freio para o DevDay 2024 e promete evento mais “modesto”

Diferente do que aconteceu no ano passado, onde a OpenAI divulgou vários novos recursos no seu evento, em São Francisco. Neste ano parece que as coisas vão ser um pouco mais calmas.

A big tech do setor de IA informou que está mudando o formato do seu evento, para algo denominado como “uma série de sessões de engajamento de desenvolvedores”. Basicamente teremos workshops, demos e destaques da comunidade de devs.

Além disso, para a tristeza de todos nós, neste evento não teremos o lançamento do seu novo modelo principal. Com o foco do DevDay concentrando-se em atualizações para as suas APIs e serviços para devs.

O DevDay vai acontecer nas seguintes datas e cidades:

  • 01 de Outubro, em São Francisco

  • 30 de Outubro, em Londres

  • 01 de Novembro, em Singapura

A abordagem mais cautelosa da OpenAI , neste ano, indica um foco em estabilidade e refinamento, em vez de lançamentos de novos modelos e recursos. Isso pode ser visto como uma resposta às crescentes preocupações regulatórias e aos desafios em obter dados de treinamento de qualidade.

Investir em parcerias estratégicas e conformidade com as regulamentações pode ajudar a mitigar riscos e garantir a continuidade do desenvolvimento de IA de alta qualidade.

🤔Finn’s Take: Vai ser difícil de manter o ritmo de inovação dos últimos meses. Com Nvidia atrasando seus novos chips e Google e OpenAI batalhando com os lançamentos dos seus modelos multimodais Gemini 1.5 e ChatGPT-4o, acredito que, para o restante do ano, os lançamentos vão ser mais lentos para novos modelos, do que tivemos nos últimos 18 meses.

Fakenews: Secretários dos EUA pedem que X evite que seu chatbot, Grok, espalhe informações falsas sobre as eleições presidenciais

Disclaimer: não confundir Grok (chatbot do X, antigo Twiiter, escrito com ‘k’) com a startup Groq

O chatbot alegou que a vice-presidente Kamala Harris não era elegível para aparecer nas cédulas de alguns estados, reforçando que os prazos para a inclusão de Harris nas cédulas haviam expirado em nove estados, o que não era verdade. Esta desinformações foi corrigida somente dez dias após, porém já havia se atingido milhões de usuários.

A situação se agrava quando, no passado, Elon Musk, proprietário da X, compartilhou vídeos manipulados de Harris e fez alguns declarações polêmicas. Com isso os secretários solicitaram que Musk implemente mudanças para garantir que os eleitores recebam informações precisas e confiáveis ao longo do ano eleitoral.

Esta situação destaca a importância crítica de sistemas de moderação robustos, especialmente em plataformas de grande alcance social e político. A disseminação de desinformação pode ter consequências graves, afetando a confiança pública e a integridade eleitoral. Investir em tecnologias e práticas eficazes de verificação de informações e em equipes dedicadas à segurança e confiabilidade pode mitigar riscos e melhorar a reputação da plataforma.

🤔Finn’s Ttake: Qualquer coisa com as palavra “Elon” e “Musk” vai chamar a atenção dos democratas no Estados Unidos… Mas falando serio agora: Será que a X vai fornecer uma fonte da dados realmente confiável para treinar LLMs?

Ação coletiva é aberta, por Youtuber, contra a OpenAI sobre ‘raspagem’ de transcrições dos criadores da plataforma.

David Millette, está iniciando uma ação coletiva contra a Open AI, alegando que a empresa utilizou transcrições de vídeos do Youtube, sem permissão ou compensacão, para treinar seus modelos de IA.

A OpenAI criou um modelo de reconhecimento de fal, chamado Whisper, que transcreve vídeos e coleta informações. Mais de um milhão de vídeos do YouTube foram usados para treinar o ChatGPT-4.

O youtuber busca julgamento por júri e mais de US$ 5 milhões em indenização para todos os criadores, por danos e uso indevido de propriedade intelectual.

🤔Finn’s Ttake: No mercado de LLMs os dados são o novo ouro. Nas plataformas com foco social, você usuário é o produto. Elas monetizam vendendo a sua atenção. Agora na era das IAs, os dados em formato de video e transcrição na Meta, X, Reddit e YouTube são a próxima fonte de ouro.

John Schulman, cofundador da OpenAI, anuncia sua saída para a Anthropic

Em sua conta do X, John informou que está se saída da OpenAI e vai seguir por um novo rumo em sua carreira, desta vez, na Anthropic.

Mais notícias ao redor do mercado de IAs

🤔Finn’s Ttake: É bom ficar de olho nessa empresa, chamada Groq (lembrando, com ‘q’ e não ‘k’ como a Grok do X, ok?). Eles tem um chips mais adequados para LLMs do que os apresentados pela Nvidia. São mais rápidos e mais baratos também…

As principais Considerações Éticas no desenvolvimento de IAs

Quando nos propomos a trabalhar com IAs, é necessário levar em conta algumas considerações éticas na implementação desses sistemas. Essas considerações são cruciais para mitigar danos potenciais, evitar preconceitos e discriminações, e promover a confiança nos modelos de IA.

  1. Considerar o Impacto de Longo Prazo - Avaliar os efeitos a longo prazo na sociedade e no meio ambiente, incluindo possíveis consequências não intencionais.

  2. Responsabilidade - Estabelecer linhas claras de responsabilidade para desenvolvedores, organizações e usuários, incluindo governança robusta e mecanismos de reparação.

  3. Design Centrado no Humano - Focar em necessidades, preferências e bem-estar humano, engajando usuários finais durante o desenvolvimento e garantindo que a IA complemente capacidades humanas.

  4. Confiabilidade - Criar sistemas de IA que sejam confiáveis e consistentes, com transparência sobre suas capacidades e limitações para fomentar a confiança dos usuários.

  5. Supervisão Humana - Manter controle humano sobre decisões críticas e monitoramento contínuo de sistemas de IA para prevenir consequências não intencionais.

  6. Explicabilidade - Garantir que os sistemas de IA possam fornecer explicações claras e compreensíveis sobre suas decisões e previsões.

  7. Segurança - Implementar testes rigorosos para prevenir acidentes e danos, incluindo a consideração do impacto psicológico e social.

  8. Privacidade - Proteger dados de usuários contra acessos não autorizados e garantir o armazenamento e transmissão seguros de dados, com técnicas de preservação de privacidade.

  9. Transparência - Ser aberto sobre o funcionamento dos sistemas de IA, incluindo os dados utilizados e como as decisões são tomadas, promovendo a compreensão pública.

  10. Justiça e Preconceito - Assegurar que os sistemas de IA não discriminem com base em características protegidas, utilizando conjuntos de dados diversificados e técnicas para mitigar a injustiça.

Considerações éticas são essenciais para o desenvolvimento e a implementação responsável de IA. Ao adotar práticas que priorizem a segurança, a privacidade e a justiça, as organizações podem construir sistemas de IA que beneficiem a sociedade de maneira equitativa e sustentável.

O que a nova implantação de IA do Alibaba significa para o seu crescimento tecnológico?

A Alibaba Group, empresa líder global de comércio eletrônico está impulsionando o seu uso de IAs Generativas, com a implantação de um novo aplicativo, que busca ajudar comerciantes a comprar e vender produtos online.

Esta nova implementação visa transformar o comércio eletrônico B2B no mundo. Ela utilizará um motor de busca conversacional impulsionado por IA para facilitar o processo de sourcing. Além de poder prever futuras necessidades para este processo.

O grupo continua a expansão dos seus negócios de nuvem, oferecendo soluções eficientes para a implantação de modelos de IA. Esta iniciativa reforça a posição da Alibaba frente a seus concorrentes dos EUA e da China.

A previsão de lançamento é para setembro de 2024. A ferramenta será treinada com dados de aproximadamente 1 bilhão de listagens de produtos.

A nova aplicação de IA da Alibaba representa um passo significativo na transformação do comércio eletrônico B2B, simplificando processos complexos de sourcing e aumentando a eficiência. Esta iniciativa não só reforça a presença global da Alibaba como também destaca seu compromisso com a inovação contínua em IA e serviços de nuvem.

Conteúdos extras para você

Algumas ferramentas para você testar

Separei algumas ferramentas de IA para que você possa testar e tornar a sua rotina mais produtiva. Confira abaixo:

  • Dobror - Seu hack de e-mail para melhor produtividade

  • Wondercraft Audio Studio - Simplifica a criação de anúncios de áudio para várias plataformas com prompts de texto, vozes realistas, faixas isentas de royalties e ferramentas de colaboração.

  • Chatplayground.ai - Combina vários modelos de IA em uma única extensão, oferecendo ferramentas para bate-papo, navegação na web, escrita e geração de imagens para aumentar a produtividade.

  • Hedra - Fornece ferramentas de IA para criar personagens de vídeo personalizados e mundos virtuais, com seu modelo Character-1 atualmente em beta.

  • Wordware - Desenvolva, itere e implante agentes de IA úteis por meio de programação em linguagem natural.

  • Markable - Encontre o marcador de que você precisa quando precisar com esta ferramenta de pesquisa com inteligência artificial.

  • LlamaCoder - Transforme sua ideia em um aplicativo com a ajuda do Llama 3.1 e Together AI.

  • Hero - Seu assistente diário para administrar sua vida em um só lugar. O Hero funciona com uma UX guiada por voz. Você pode usar o código BEN para experimentá-lo.

  • Dezyn - Transforme seus diagramas em experiências interativas.

Isso é tudo por hoje, pessoal!

Me conta: o que você achou do conteúdo de hoje?

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

Não perca nada!

Para mais notícias sobre IA, fique atento aos próximos conteúdos!

Caso tenha interesse, possuo alguns conteúdos já publicados em meu site. Dê uma olhada:

Confira mais conteúdos!

Reply

or to participate.