• NoFinn
  • Posts
  • OpenAI Canvas: novo recurso liberado! 🆕

OpenAI Canvas: novo recurso liberado! 🆕

Google libera pesquisa por vídeo, Criador do Sora deixa a OpenAI & mais

E aí curioso, seja bem vindo novamente!

No início da semana, fiz uma pesquisa para saber a sua opinião, e hoje trago o resultado. A pergunta foi: Você acha que precisamos de leis para regulamentar as IAs?

Parece que boa parte das pessoas acha que uma legislação bem definida para IA pode tornar o setor mais seguro, enquanto alguns ainda acreditam que é muito cedo para pensar nisso. O mais interessante é que ninguém acha que as leis para IA podem sufocar a inovação. Seria essa uma preocupação apenas das empresas de IA e do governo da Califórnia? 🤔

Bom, este é um assunto que está apenas começando, mas, enquanto isso, vamos para o conteúdo de hoje. Separei muita novidade para você, dá uma olhada!

Ah, e caso você prefira escutar os conteúdos do NoFinn. É simples:

🌐 Se você está na versão web ou no aplicativo basta dar clicar no player no topo da página, logo abaixo do título da postagem.

📧 Caso você esteja no e-mail é só clicar aqui, ou no banner no topo do e-mail e você será direcionado para a postagem na web, após isso é só dar play no topo da página.

🎧 E pra você que já está escutando o conteúdo, maravilha! Bora lá para o resumo de hoje.

🏃TLDR

🆕 Nova interface da OpenAI ‘Canvas’ promete aumentar a colaboração entre usuário e o ChatGPT. Semelhante ao Artifacts do Claude, a nova funcionalidade tem foco em projetos de escrita e codificação e está sendo liberada em versão beta para usuários Plus e Teams.

🎥 O Google lançou uma nova funcionalidade que permite aos usuários fazer pesquisas na internet filmando vídeos. Com essa função, os usuários podem apontar a câmera para um objeto, gravar um vídeo curto, fazer uma pergunta e obter resultados de busca. O recurso está disponível em inglês inicialmente e faz parte dos esforços da empresa para integrar inteligência artificial nas pesquisas.

👀 Tim Brooks, um dos principais líderes do projeto de vídeo Sora da OpenAI, deixou a empresa para trabalhar no Google DeepMind. Sua saída ocorre em um momento em que o Sora enfrenta dificuldades técnicas e está atrás de concorrentes. O Google já possui seu próprio modelo de geração de vídeo, o Veo, que será integrado ao YouTube Shorts, e a adição de Brooks pode fortalecer ainda mais suas capacidades nessa área.

🧠 Fei-Fei Li, a madrinha da IA, não sabe exatamente o que é AGI. Na verdade, ela ainda não opinou de forma concreta sobre o assunto, mas sua visão vai muito além dos 5 níveis que a OpenAI publicou há algum tempo. Para ela, o futuro da AGI está na ‘inteligência espacial’, onde os modelos possam entender de forma completa o mundo 3D.

Além disso, olha o que você verá hoje:

Bora lá?

🛠 Caixa de Ferramentas 🛠

Estas são as ferramentas que encontrei hoje:

  • Tryblend - Integração de várias ferramentas de IA para geração de conteúdo.

  • Mesha - Gerencie clientes e pagamentos sem esforço em um só lugar e automatize tarefas como lembretes por e-mail e acompanhamentos com IA.

  • PostPulse - Melhora o desempenho de SEO para startups SaaS com IA.

  • Graphy AI - Adicione seus dados e o Graphy AI criará um gráfico e explicará seus principais insights.

  • Thunderbit - Ajuda usuários corporativos com várias tarefas de automação da web usando IA.

OpenAI Canvas

A OpenAI anunciou uma nova forma de interagir com o ChatGPT chamada ‘Canvas’. Com foco em projetos de escrita e codificação, os usuários têm acesso a uma janela separada do chat normal, que pode ser aberta quando o ChatGPT detecta um cenário em que pode ser útil o uso da ferramenta. O intuito do Canvas é aumentar a colaboração entre o usuário e o ChatGPT.

O novo recurso está sendo disponibilizado em beta para usuários Plus e Teams. Esta nova interface oferece funcionalidades muito parecidas com o que o ‘Artifacts’ do Claude já oferece desde junho.

Google apresenta nova forma de pesquisa

A nova ferramenta de pesquisa por vídeo permite aos usuários gravar o mundo ao seu redor e fazer perguntas relacionadas ao que estão filmando. O sistema usa IA para analisar os objetos no vídeo e conectar essas informações com a consulta falada do usuário. O Google combina a análise visual com a capacidade de interpretar perguntas em linguagem natural, fornecendo respostas detalhadas sobre o que está sendo mostrado no vídeo.

Isso é uma evolução da tecnologia Google Lens, que já permitia aos usuários fazer buscas baseadas em fotos. A principal diferença agora é a inclusão de vídeos, o que possibilita uma análise mais dinâmica de cenas complexas e eventos em tempo real.

Criador do Sora deixa a OpenAI e vai para o Google

Tim Brooks, co-líder do projeto Sora da OpenAI, que desenvolve uma IA de geração de vídeos, saiu da empresa para se juntar ao Google DeepMind. Brooks, que trabalhou no Sora desde o início, em 2023, anunciou que continuará desenvolvendo tecnologias de geração de vídeo e "simuladores de mundo" no Google. O Sora, apesar de promissor, ainda enfrenta desafios técnicos, como o tempo excessivo para processar vídeos, o que colocou o projeto atrás de rivais como Luma e Runway. A saída de Brooks é mais uma de várias perdas recentes da OpenAI, com outros membros-chave da equipe também deixando a empresa.

Mais notícias ao redor do mercado de IAs

Mesmo a madrinha da IA não sabe o que é AGI

"Eu venho da IA acadêmica e fui educada nos métodos mais rigorosos e baseados em evidências, então eu realmente não sei o que todas essas palavras significam."

A AGI vem sendo um dos termos mais discutidos nos últimos tempos devido a um ‘roteiro’ que a OpenAI publicou sobre as camadas da inteligência artificial geral, reforçando que estamos, hoje, rumo ao estágio 2, com IAs pensantes. Um exemplo prático disso é a nova versão do Chat GPT, chamada de ‘o1’.

Fei-Fei Li é uma das principais especialistas de IA do mundo. Em 2006, ela criou o ImageNet, o primeiro grande conjunto de dados de treinamento e benchmarking de IA do mundo. Portanto, ela é uma das pessoas que sabe muito sobre AGI, porém ainda é cedo demais para ter uma opinião concreta dela sobre o assunto.

Li acredita que estamos longe de um ecossistema diversificado de IA e que precisamos fazer com que os computadores entendam todo o mundo 3D e não apenas o vejam. Isso engloba o conceito de ‘inteligência espacial’, que a pesquisadora acredita firmemente e busca trazer para a realidade nos próximos dois anos.

Conteúdos extras para você

Isso é tudo por hoje, pessoal!

Me conta: o que você achou do conteúdo de hoje?

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

Não perca nada!

Para mais notícias sobre IA, fique atento aos próximos conteúdos!

Caso tenha interesse, possuo alguns conteúdos já publicados em meu site. Dê uma olhada:

Confira mais conteúdos!

Reply

or to participate.