- NoFinn
- Posts
- Novo Modelo: OpenAI o1🔥
Novo Modelo: OpenAI o1🔥
Gigante Fintech corta 50% do quadro de funcionários, Principais empresas Br que usam IA em suas soluções & mais
E aí, curioso, seja bem-vindo novamente!
Um novo modelo da OpenAI foi divulgado em seu site e você já pode experimentá-lo em sua conta do ChatGPT. O ‘o1’ foi apresentado hoje pela gigante de IA.
Enquanto isso, uma das gigantes do setor de fintechs está se reestruturando e cortando metade do seu quadro de funcionários para substituir por IA, tornando o medo de muitos em realidade.
Mas o que quero destacar hoje é um assunto que impulsiona muito o mercado brasileiro: as principais empresas nacionais que usam IA e foram convidadas a participar da próxima turma do Scale-UP da Endeavor, mostrando que os avanços no setor de inteligência artificial estão acontecendo no Brasil, sim!
Bom, vou te deixar ler essas notícias com mais detalhes. Bora lá?
Ah, e caso você prefira escutar os conteúdos do NoFinn. É simples:
🌐 Se você está na versão web ou no aplicativo basta dar clicar no player no topo da página, logo abaixo do título da postagem.
📧 Caso você esteja no e-mail é só clicar aqui, ou no banner no topo do e-mail e você será direcionado para a postagem na web, após isso é só dar play no topo da página.
🎧 E pra você que já está escutando o conteúdo, maravilha! Bora lá para o resumo de hoje.
🏃TLDR⌚
🆕 Modelo ‘o1’ é apresentado pela OpenAI. O novo LLM foi integrado às opções do ChatGPT e promete ‘pensar’ antes de fornecer as respostas, além de aprender com os próprios erros, buscando tornar as respostas mais precisas. Isso apresenta uma grande evolução na forma como interagimos com a IA e na maneira como ela compreende nossas questões, trazendo respostas de maior qualidade e eficácia. Vamos acompanhar!
✂ A Klarna, gigante fintech do setor de pagamentos, anunciou uma reestruturação significativa com foco em IA generativa. A empresa revelou que está cortando 50% de sua força de trabalho e encerrando suas parcerias com Salesforce e Workday, dois grandes nomes da tecnologia, como parte dessa mudança estratégica. O objetivo da Klarna é integrar de forma mais profunda a IA generativa em suas operações, automatizando diversos processos internos e melhorando a experiência do usuário em suas plataformas.
📈 A Endeavor liberou a lista das empresas brasileiras que vão participar da próxima turma do seu evento, Scale-UP. Com isso, resolvi me aprofundar em algumas empresas que trazem soluções inovadoras utilizando IA em suas estruturas.
Além disso, olha o que você verá hoje:
Bora lá?
Novas atualizações sobre o Strawberry, ou deveríamos chamar de ‘o1’?
Alguns rumores foram publicados sobre uma possível data de lançamento do novo modelo Strawberry, da OpenAI, para as próximas semanas.
Hoje, a OpenAI publicou em seu site um artigo com informações relevantes sobre um novo modelo que está sendo liberado para o público dentro das opções do ChatGPT. Chamado de OpenAI o1, ele é apresentado como um LLM treinado com aprendizado por reforço para realizar raciocínios complexos.
Em alguns testes realizados, envolvendo questões matemáticas e problemas complexos de ciência e codificação, é possível notar grande melhoria no desempenho do o1 em comparação com o ChatGPT-4. Em certos experimentos, o o1 apresentou resultados semelhantes aos de especialistas humanos e, em alguns casos, até superou o desempenho de PhDs.
O que isso significa? Bom, este modelo tem um comportamento semelhante ao de um humano ao receber uma pergunta difícil, precisando "pensar" antes de fornecer a resposta. É aí que entra o aprendizado por reforço, onde o modelo (o1) aprende a aprimorar sua cadeia de pensamentos e refinar suas estratégias por meio de seus erros, dividindo o problema complexo em etapas mais simples e tentando novas abordagens quando a atual não funciona.
Além dos testes de resolução de problemas, a OpenAI também verificou a adesão do modelo por preferência humana. O o1-preview foi escolhido pela maioria dos usuários para tarefas que envolviam maior volume de raciocínio, como análise de dados, codificação e matemática. No entanto, para tarefas que envolviam linguagem natural, o modelo não foi o mais escolhido.
Este modelo mostra um grande avanço na forma como os LLMs processam as informações e utilizam seus "erros" para aprendizado e melhoria das respostas. Com isso, as expectativas aumentam muito sobre como o OpenAI o1 poderá nos levar ao próximo passo na evolução da IA. Seria este o início do próximo nível sugerido pela OpenAI rumo à AGI? Bom, em breve descobriremos...
Klarna reduz 50% da equipe e aposta na IA generativa para o futuro
A Klarna, gigante fintech do setor de pagamentos, anunciou uma reestruturação significativa em meio a uma grande reformulação com foco em IA generativa. A empresa revelou que está cortando 50% de sua força de trabalho e encerrando suas parcerias com Salesforce e Workday, dois grandes nomes da tecnologia, como parte dessa mudança estratégica.
O objetivo da Klarna é integrar de forma mais profunda a IA generativa em suas operações, automatizando diversos processos internos e melhorando a experiência do usuário em suas plataformas. A decisão de cortar metade do quadro de funcionários e terminar colaborações com parceiros tradicionais reflete a confiança da empresa nas capacidades da IA de transformar radicalmente suas operações e gerar maior eficiência.
Embora o corte de empregos e o fim dessas parcerias sejam vistos como movimentos ousados, a Klarna está apostando que essa transição permitirá à empresa reduzir custos operacionais e, ao mesmo tempo, aumentar a agilidade em um mercado cada vez mais competitivo. A integração da IA generativa permitirá à fintech aprimorar seus serviços de recomendação de produtos, detecção de fraudes e otimização de atendimento ao cliente, entre outros.
Este passo da Klarna destaca uma tendência crescente entre empresas de tecnologia e fintechs: a adoção de IA avançada como uma ferramenta central para escalar e se diferenciar no mercado. À medida que mais empresas seguem essa direção, podemos esperar mudanças significativas no funcionamento interno dessas organizações e na forma como interagem com seus clientes.
Mais notícias ao redor do mercado de IAs
Mistral lança Pixtral 12B, seu primeiro modelo multimodal.
Deepseek V2, novo modelo de código aberto tem boas avaliações.
75% das startups da Y Combinator estão trabalhando com IA.
Estamos na fase de força bruta da IA, quando ela terminar, a demanda por GPUs também vai?
Sergey Brin diz que está trabalhando em IA no Google 'praticamente todos os dias'.
Líderes do Senado pedem à FTC que investigue resumos de conteúdo de IA como anticompetitivos.
As soluções de energia confiáveis da Zwart Techniek alimentam a Mainova.
Porque a IA está no topo do radar de tendências logísticas da DHL.
OpenAI pode usar processadores TSMC da Apple para chips.
Robô Aloha 2 usa aprendizado de imitação para realizar tarefas.
A Getty Images lançou um repositório de imagens comercialmente seguras para que as startups de IA não precisem se preocupar com a violação de direitos autorais enquanto treinam seus LLMs.
Lordes do Reino Unido pressionam projeto de lei para domar algoritmos desonestos no setor público.
Darth Vader, de James Earl Jones, já foi imortalizado com IA.
Novas apostas da Endeavor: as startups brasileiras apoiadas que estão revolucionando o mercado de IA
A rede de apoio ao empreendedorismo, Endeavor, liberou a lista das startups selecionadas para a próxima turma do Scale-Up Endeavor. Serão 38 empresas, que juntas irão faturar R$ 465 milhões no ano de 2024.
Este programa visa auxiliar essas empresas em seus principais desafios no crescimento sustentável do negócio. Acontecem mentorias ao longo de cinco meses, que ajudam os empreendedores a lidar com as situações do cotidiano.
Eu, como um Empreendedor Endeavor, vejo este programa como sendo muito importante para o desenvolvimento de startups com ideias inovadoras e que podem transformar o mercado.
Pensando nisso, resolvi trazer as principais empresas que estão se destacando pelo uso de IA e que foram selecionadas pela Endeavor. Bora conferir?!
Avra - Setor: Fintech
Fundada em janeiro, por Viviane Meister (especialista no setor de crédito) e Bruno Alano (ex-pesquisador da OpenAI e especialista em IA), a Avra usa inteligência artificial para auxiliar outras empresas a tomar melhores decisões sobre contratos com PMEs, realizando uma análise mais assertiva do risco de crédito e prevendo o lifetime value de cada cliente.
O modelo multimodal da Avra é capaz de identificar padrões específicos de cada empresa e relacioná-los a fatores econômicos, como a taxa de juros, por exemplo.
Isso permite que os riscos e oportunidades sejam previstos com maior precisão.
Teachy - Setor: Edtech
Com foco em auxiliar professores, a Teachy incorpora IA no processo de correção de exercícios, criação de avaliações e elaboração de planos de aula, por exemplo. A ferramenta pode ajudar a economizar até 80% do tempo dos professores gasto em atividades fora da sala de aula.
Lina - Setor: Healthtech
Com a proposta de revolucionar o cuidado com a saúde, a Lina Saúde oferece ferramentas baseadas em IA para auxiliar as equipes médicas e operadoras de saúde a acompanhar os cuidados médicos de forma personalizada. Para isso, a empresa utiliza uma plataforma no-code com diretrizes APS, que integra linhas de cuidado e automatiza o processo de coordenação do cuidado, medindo o retorno clínico-financeiro das ações de saúde.
Darwin AI - Setor: B2B Softwares
Desenvolvida para trazer soluções tecnológicas de ponta e de forma personalizada para pequenas e médias empresas, a Darwin AI se baseia na utilização de IA para empresas que precisam escalar o volume de vendas. A ferramenta funciona como um funcionário que atua nas áreas de vendas das empresas e é operada como uma espécie de SDR júnior, capaz de interagir com os clientes, aprender e, se necessário, conectar os clientes com os atendentes humanos. Em cerca de um ano, a empresa já recebeu aproximadamente US$ 2,5 milhões em aporte, que serão destinados para enriquecer a base de LLMs de terceiros com prompts proprietários.
Estas são apenas algumas das empresas que estão utilizando IA para impulsionar o mercado e a economia brasileira. Já podemos perceber que as aplicações estão ocorrendo em áreas diversas e que os avanços futuros serão inevitáveis.
Conforme a demanda por essas tecnologias aumenta, poderemos ter avanços relacionados à infraestrutura de IA, como novos data centers utilizando hardware atualizado, além do aprimoramento da força de trabalho, que se tornará cada vez mais qualificada. Isso possibilitará a criação de novos modelos que, com o investimento adequado, possam ser competitivos com os modelos que vemos ao redor do mundo.
Algumas ferramentas para você testar
Separei algumas ferramentas de IA para que você possa testar e tornar a sua rotina mais produtiva. Confira abaixo:
Elfie - Ajuda você a escrever mais rápido, fazendo esboços e mapas mentais.
Zight AI - Pressione gravar e deixe o Zight AI melhorar seu fluxo de trabalho.
SpeedNote AI - Converta sua bagunça cheia de erros de digitação em notas claras.
Isso é tudo por hoje, pessoal!
Me conta: o que você achou do conteúdo de hoje? |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
Não perca nada!
Para mais notícias sobre IA, fique atento aos próximos conteúdos!
Caso tenha interesse, possuo alguns conteúdos já publicados em meu site. Dê uma olhada:
Reply