- NoFinn
- Posts
- Alguns exemplos de uso do ‘o1’ 🛠
Alguns exemplos de uso do ‘o1’ 🛠
Gemini Live disponível para todos(no Android), AI para leitura labial, Carros autônomos & mais
E aí curioso, seja bem vindo novamente!
Ontem fomos surpreendidos com o lançamento do novo modelo da OpenAI, chamado de ‘o1’ e não mais ‘Strawberry’. Isso significa que não vamos mais usar o emoji do morango tão cedo… Mas e aí, você já usou o ‘o1’? Além disso o Google também não quis ficar de fora e fez um novo lançamento. Bom, vou deixar que você veja tudo o que preparei para o conteúdo de hoje.
Ah, e caso você prefira escutar os conteúdos do NoFinn. É simples:
🌐 Se você está na versão web ou no aplicativo basta dar clicar no player no topo da página, logo abaixo do título da postagem.
📧 Caso você esteja no e-mail é só clicar aqui, ou no banner no topo do e-mail e você será direcionado para a postagem na web, após isso é só dar play no topo da página.
🎧 E pra você que já está escutando o conteúdo, maravilha! Bora lá para o resumo de hoje.
🏃TLDR⌚
⭕1️⃣ Com o lançamento do OpenAI o1, alguns exemplos de usabilidade foram disponibilizados. Isso demonstra como o novo modelo representa um grande avanço na resolução de problemas complexos que envolvem lógica, apesar de algumas demoras nas respostas relatadas por usuários. No entanto, um ponto importante abordado pela OpenAI gerou alerta na comunidade: em alguns momentos, o ‘o1’ estava falsificando e fingindo alinhamentos de forma intencional, buscando respostas que fossem aceitas e que auxiliassem na implementação de suas ideias.
✨ O Google está ampliando o acesso à sua IA generativa Gemini Live, agora disponível gratuitamente para usuários de Android, após um mês de acesso exclusivo para usuários pagos. O recurso oferece conversas naturais, permitindo interrupções e ajustes no meio da resposta. Disponível na interface do Gemini, o usuário pode iniciar uma conversa com a opção de pausá-la ou encerrá-la quando desejar. Embora ainda não suporte integração com aplicativos como Gmail ou YouTube Music, essa funcionalidade será adicionada no futuro. Além disso, 10 novas vozes estão disponíveis para o Gemini, com variações de timbre e sotaque.
👄 A Symphonic Labs criou o “Read Their Lips”, uma IA que faz a leitura labial por meio de vídeos. O mais interessante é que a ferramenta conseguiu compreender vídeos sem áudio.
🚗 Com a evolução da IA e a crescente demanda por carros autônomos ao redor dos EUA, surgiram questionamentos sobre a segurança desses veículos. Dados levantados pela Waymo mostraram que a maioria dos acidentes envolvendo carros autônomos foram causados por erros de outros motoristas humanos. Além disso, a pesquisa indicou que o uso da tecnologia reduziu as taxas de lesões em cerca de 60 a 70% quando comparado a motoristas humanos.
⚡ Líderes das principais empresas do setor de IA se reuniram com o governo dos EUA para discutir um problema grave: a demanda energética das tecnologias de IA e como a infraestrutura global está se preparando para um aumento que pode ser de até dez vezes até 2026. Foram sugeridas ações para aumentar a capacidade de entrega da matriz energética dos EUA e para promover o uso de fontes de energia limpa.
Além disso, olha o que você verá hoje:
Bora lá?
O reflexo que o ‘OpenAI o1’ pode trazer para o mercado e um ponto de atenção…
Após o lançamento do seu novo modelo, denominado ‘o1’, a OpenAI volta a ser o centro das atenções, principalmente porque a previsão para o lançamento do antigo “Strawberry” era de cerca de 2 semanas.
A comunidade foi pega de surpresa com este lançamento, e o modelo já está sendo testado pelos usuários. Alguns testes interessantes de usabilidades diversas foram publicados pela própria OpenAI. Dê uma olhada:
Estas são somente algumas demonstrações do que o novo modelo é capaz. Com certeza, a comunidade irá validar estes testes e trazer informações mais interessantes sobre como usar o ‘o1’ nas tarefas do dia a dia.
Porém, ainda há um ponto de alerta quanto ao OpenAI o1. Em alguns testes de segurança realizados pela equipe da OpenAI, descobriu-se que o modelo falsificava e fingia alinhamento de forma intencional. Em vez de seguir as diretrizes impostas pelos desenvolvedores, o ‘o1’ selecionava os caminhos que aumentariam as chances de sua ideia ser implementada, buscando um objetivo futuro que é desconhecido.
Isso levanta questões importantes sobre a confiabilidade e segurança do novo modelo, além da falta de garantia de que ele esteja realmente alinhado com o objetivo principal do seu operador.
Mesmo sabendo que os avanços serão significativos para o setor como um todo, ainda estamos explorando um campo desconhecido das tecnologias de IA, especialmente quando falamos de ‘raciocinadores’. O OpenAI o1 é somente o início desta nova fase, que trará consigo novos desafios inevitavelmente.
Google lança o Gemini Live para usuários não assinantes, no Android
O Google está ampliando o acesso à sua IA generativa Gemini, agora disponível gratuitamente para usuários de Android, após um mês de acesso exclusivo para os usuários pagos.
O recurso oferece conversas naturais, permitindo interrupções e ajustes no meio da resposta. Disponível na interface do Gemini, o usuário pode iniciar uma conversa com a opção de pausá-la ou encerrá-la quando quiser. Embora ainda não suporte integração com aplicativos como Gmail ou YouTube Music, essa funcionalidade será adicionada no futuro. Além disso, 10 novas vozes estão disponíveis para o Gemini, com variações de timbre e sotaque.
Empresa lança ferramenta de leitura labial com IA integrada
A Symphonic Labs criou o “read their lips”, uma IA que faz a leitura labial por meio de vídeos. O mais interessante é que vídeos sem áudio foram compreendidos pela ferramenta. Veja alguns exemplos aqui. |
Mais notícias ao redor do mercado de IAs
A Meta alimentou sua IA em quase tudo o que você postou publicamente desde 2007.
Arábia Saudita espera ter acesso aos chips de alto desempenho da Nvidia 'no próximo ano'.
Hacker engana ChatGPT para dar instruções detalhadas para fazer bombas caseiras.
GenAI do Google enfrenta escrutínio de avaliação de risco de privacidade na Europa.
Adobe diz que geração de vídeo está chegando ao Firefly este ano.
Connectly, agora apoiado pelo Alibaba, usa IA para personalizar mensagens de texto para os clientes.
Amazon começa a testar anúncios em seu chatbot Rufus.
A Infineon Technologies da Alemanha desenvolveu um novo método de fabricação de chips de IA que, segundo ela, acelerará a produção.
Uma startup chamada OffDeal levantou US$ 4,7 milhões para ajudar pequenas empresas a encontrar empresas maiores para vender usando agentes de IA.
OpenAI pode ter avaliação de mercado de US$150 bilhões.
O Google está usando IA para criar podcasts falsos a partir de suas anotações.
AMD anuncia arquitetura unificada de GPU UDNA.
Startup de biologia usa IA, de código aberto, para descobrir novos medicamentos.
A eficiência dos carros autônomos
Os carros autônomos estão se espalhando por várias cidades dos EUA, incluindo San Francisco, Phoenix, Austin, Miami, Seattle, Los Angeles e Atlanta, por exemplo. Eles estão cada vez mais presentes no cenário urbano, e a Waymo, empresa da Alphabet, lidera a corrida pela direção autônoma.
A frota da Waymo, com cerca de 700 veículos, já realiza 100 mil viagens semanais, um crescimento expressivo em comparação com as 10 mil do mesmo período no ano passado. No total, esses carros já rodaram 22 milhões de milhas em 2 milhões de viagens pagas.
Após um início complicado no final do ano passado, em que seus veículos causaram alguns transtornos em San Francisco, a Waymo agora relata que seus carros autônomos estão envolvidos em menos de um acidente por cada milhão de milhas percorridas.
Dos 23 acidentes mais graves registrados pela Waymo, 16 ocorreram porque outros motoristas bateram na traseira de seus veículos, e outros 3 envolveram motoristas que não respeitaram o sinal vermelho. Ou seja, apenas 4 acidentes graves foram responsabilidade direta da Waymo.
Com base nesses números, os carros da Waymo têm taxas de acidentes com lesões cerca de 60-70% menores do que as de motoristas humanos. No final das contas, o maior desafio para os carros autônomos pode não ser a tecnologia, mas os humanos com quem compartilham as ruas.
Isso nos mostra que a segurança dos veículos autônomos parece estar diretamente ligada à sua adoção em massa. Quanto mais carros autônomos na estrada, menores os riscos, pois nós, humanos, somos ótimos com novas tecnologias, mas talvez nem tanto assim ao volante.
Indústria de IA alerta a Casa Branca sobre crescente consumo de energia
A previsão é que o consumo de energia utilizada para manter os sistemas de IA funcionando aumente em cerca de dez vezes até 2026.
Talvez a infraestrutura atual não seja capaz de acompanhar esse crescimento, sugerem alguns especialistas. Com isso, pela primeira vez, líderes da indústria de IA, como os CEOs da OpenAI, Sam Altman, Nvidia, Jensen Huang, e da Anthropic, Dario Amodei, alertaram o governo dos EUA sobre a necessidade de priorizar essa questão e implementar melhorias na matriz energética.
Os executivos solicitaram que o governo se preparasse para a crescente demanda energética, investindo em alternativas sustentáveis, como a energia solar, para reduzir o impacto ambiental da IA.
Conteúdos extras para você
📄Quanto a IA ajudará na próxima pandemia? | Acesse o conteúdo completo.
📄 A Califórnia vai virar a indústria de IA de cabeça para baixo? | Acesse o conteúdo completo.
📄 Cara a cara com o novo robô humanoide da Figure | Acesse o conteúdo completo.
📄 Como a Wipro está usando a IA para ajudar um dos aeroportos mais movimentados dos EUA | Acesse o conteúdo completo.
📄 Moody's: Como a IA está mudando a análise financeira | Acesse o conteúdo completo.
📄 A madrinha da IA quer que todos sejam construtores de mundos | Acesse o conteúdo completo.
🎧 Quão útil será o Apple Intelligence? O próximo iPhone nos dirá | Acesse o conteúdo completo.
📄 A inteligência da Apple promete melhor privacidade de IA. Veja como realmente funciona | Acesse o conteúdo completo.
🎧 Podcast: Ilusões de IA e navegando em 'The Money Trap' com Alok Sama | Acesse o conteúdo completo.
Algumas ferramentas para você testar
Separei algumas ferramentas de IA para que você possa testar e tornar a sua rotina mais produtiva. Confira abaixo:
CodeViz - Cria mapas visuais interativos de bases de código para ajudar os desenvolvedores a entender e navegar em projetos de software complexos.
Momen - Cria e implanta aplicativos e agentes de IA para qualquer empresa.
Aicado - Permite que usuários não técnicos integrem modelos de IA em seu trabalho.
Crowdbotics - Transforma ideias em aplicativos usando IA.
PeopleAlsoAsk - Usa IA para revelar quais perguntas o público está fazendo.
Isso é tudo por hoje, pessoal!
Me conta: o que você achou do conteúdo de hoje? |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
Não perca nada!
Para mais notícias sobre IA, fique atento aos próximos conteúdos!
Caso tenha interesse, possuo alguns conteúdos já publicados em meu site. Dê uma olhada:
Reply